A importância da semente na agricultura tradicional.

Semente! sem ela nada seria possível no mundo vegetal. Uma das formas mais brilhantes de entender sua importância e magnitude na história do planeta é assistindo o filme Sementes da Liberdade.

Ele conta a história do uso das  sementes desde suas raízes no coração de sistemas agricolas tradicionais, ricos em diversidade em todo o mundo, até a sua transformação em um matéria prima poderosa, usada para monopolizar o sistema alimentar global.

O filme destaca a forma como o sistema de agricultura industrial e sementes geneticamente modificadas, em particular, têm tido um impacto enorme na agrobiodiversidade.

Além da enorme propagação desta atividade no meio de agricultores e comunidades em todo o mundo, desde o início da agricultura.

Sementes de Liberdade visa a contestar o mantra de que a agricultura em escala industrial é o único meio pelo qual podemos alimentar o mundo, promovido pelo grupo pró-GM.

Ao seguir a história da semente, torna-se claro como a agenda das empresas levou à aquisição das sementes a fim de obter grandes lucros e controle sobre o sistema alimentar global.

foto_sementes
Semente

Através de entrevistas com os principais especialistas internacionais, como Dr. Vandana Shiva e Hobbelink Henk, e através das vozes de vários agricultores na África, o filme ressalta várias perdas e seus  aspectos negativos:

a perda de sementes indígenas anda de mãos dadas com a perda da biodiversidade e dos conhecimentos associados;

a perda das tradições e práticas culturais;

a perda de meios de subsistência;

a perda da soberania alimentar.

A importância da Semente na agricultura tradicional

A pressão está crescendo para substituir a cultura diversificada de sementes nutricionais, localmente adaptadas, e culturas resistentes, cultivadas por pequenos agricultores há  milhares de anos, por monoculturas de sementes geneticamente modificadas.

Junto com palestrantes de comunidades camponesas indígenas, o filme apresenta especialistas do mundo e os ativistas:

Dr. Vandana Shiva de Navdanya,

Henk Hobbelink do GRÃO,

Zac Goldsmith MP (Partido Conservador do Reino Unido),

Agricultor canadense Percy Schmeiser,

Kumi Naidoo do Greenpeace Internacional,

Mburu Gathuru da Rede Africana de Biodiversidade,

Liz Hosken da  Fundação Gaia  e

Caroline Lucas MP (Partido Verde do Reino Unido).

Este filme é co-produzido pela Fundação Gaia e Rede Africana de Biodiversidade, em colaboração com GRAIN, Navdanya Internacional e MELCA Etiópia.
Fonte: Seeds of Freedom  e OrganicsNet

Facebook Comments

1 thought on “ A importância da semente na agricultura tradicional.

  1. Adorei o post!
    Essa realidade atual é desanimadora. Para acha uma semente de milho que não seja transgênico – por exemplo, é praticamente impossível!
    Quero assistir ao vídeo assim que tiver um tempinho!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *