Amor próprio como caminho à reconstrução da saúde

Amor próprio deveria ser ensinado no primeiro ano do segundo grau. Somos completamente ignorantes nesse quesito. Mas precisamos mudar e muito. Evoluir  talvez seja a palavra mais adequada.

No post  Saúde integral: conheça as quatro chaves para alcançá-la abordamos a necessidade de  mudar nosso paradigma, nosso modelo de vida para mantermos nossa saúde.

Para isso será necessário encararmos quatro chaves fundamentais que vão restabelecer nosso comportamento e melhorar nosso físico, nossa mente, nosso emocional e nossa espiritualidade.

Mas antes precisaremos fazer algumas faxinas e para isso vai ser preciso abrir as portas do nosso porão pessoal.  Lá a gente vai ter que encarar um encontro com nosso ladinho sombra.

Nesse lado está registrado tudo o  que negamos, que não queremos sequer admitir que somos e tudo o que foi jogado sobre nós por outras pessoas.

Na realidade, nesse porão estão empilhadas as tralhas que nos impedem de dar um passo à frente, olhar para cima, sorrir, voltar a ser alegre e ter mais saúde.

Essas tralhas estão lá nesse  poço conhecido como inconsciente. Elas são as responsáveis pela maior parte de nossos atos impensados, medos e assombrações.

Elas nos impedem de termos consciência sobre nós mesmos, sobre o quanto somos capazes, o quanto temos poder para mudar e o quanto podemos aprender a AMAR a nós mesmos.

Amor próprio: o que é isso?

Jesus foi o primeiro SER Divino a dizer Amai ao próximo como a ti mesmo.

No entanto, até os dias de hoje, estamos ainda aprendendo – diria até que ainda estamos nos alfabetizando na arte de Amar.

É ai que o bicho pega!

Buda dormindo. amor adormecido.
Amor próprio adormecido.

O estado inconsciente nos impede de termos consciência sobre nós mesmos, sobre o quanto somos capazes, o quanto temos poder para mudar e o quanto podemos aprender a AMAR a nós mesmos.

A filosofia não considera o amor próprio.

Se você parar para refletir sobre os conceitos de  AMOR que a humanidade vem experenciando vai me dar razão.

O amor parece estar direcionado sempre para o outro ou para alguma  coisa, nunca para nós mesmos.

Então eu te pergunto: _como vamos amar o próximo se ainda não sabemos nos amar?

O pior é quando temos qualquer atitude que acreditamos ser uma forma  de amor próprio logo somos confundidos como egoístas.

 A raça humana não perdoa. Não se iluda! Nunca, nunca serás admirado por teres amor próprio!

O que diz a filosofia sobre o amor e porque isso acontece?

Olha o que diz a filosofia e os grandes pensadores gregos sobre o conceito de AMOR no dicionário.

escultura de um casal apaixonado.
Amor próprio X amor ao próximo.

Ágape significa amor, é uma palavra de origem grega. Ágape pode ser o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega. Termo muito usado na Bíblia e assim conhecido como o Amor de DEUS por todos nós.

Já para o  carinho, a afeição, a afinidade, o amor entre irmãos os gregos usavam o termo Philia de onde se origina o Amor Fraterno.

Para uma afeição de natureza sexual, representado por uma atração física ou uma lembrança era usada a expressão Eros, que representa a  deusa do amor. Por isso o Amor sexual, o Erotismo.

Amor platônico é qualquer tipo de relação afetuosa ou idealizada em que se abstrai o elemento sexual, por vários gêneros diferentes, como em um caso de amizade pura, entre duas pessoas. Portanto amor platônico, ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, mas que não existe no mundo real, apenas no mundo das idéias.

_Viu? Não  falei?

_O amor para o outro, com o outro, pelo outro. E para nós nada!

Amai  a teu próximo como a ti mesmo.

Aiiii!  se não fosse Jesus falar amai a teu próximo com a ti mesmo provavelmente nem estaríamos começando essa jornada que é  aprender a Se Amar para depois amar o outro.

Mas não é uma tarefa fácil. Requer  vontade e disposição para mergulhar no seu interior, se conhecer e saber sobre o que você é capaz de fazer consciente e inconscientemente. Encarar  seu lado luz e seu lado sombra.

Não se iluda! Ninguém nasce pronto para AMAR. Vamos  aprendendo  no day by day.

É um eterno exercício de errar e acertar, perdoar e ser perdoado, fazer e desfazer.

Por isso se quisermos mudar nosso paradigma vamos ter que nos repensar e fazer um verdadeiro upload.

Nesse sentido vamos  ajuda-lo  a pegar essa chave e abrir a porta do seu porão para fazer a faxina e deixar  o espaço limpo e arejado. Vamos nessa?!

Chave: Ame a si mesmo conscientemente. 

1- Pegue um espelho e se olhe com calma.  Se você não gostou de algo no seu corpo, comece a questionar qual a diferença aquele incomodo faz na sua vida. Procure a melhor forma possível para resolver o que te incomoda.

2-  Se seu emocional não esta legal com alguém, se encha de coragem e fale para a pessoa o quanto aquilo faz mal a você.  Não guarde mágoas.  Alguns sentimentos criam  manchas no nosso emocional que rapidinho vão se cristalizar em nosso coração e dai para um enfarto é uma questão de tempo.

3 – Busque seu equilibrio mental. Aprenda a meditar. Busque tranquilizar seus pensamentos e aprenda a ter domínio próprio.  Só entra na sua mente quem você deixar. No youtube tem um monte de videos sobre meditação. Crie o hábito  de meditar ao menos duas vezes por semana.

4 –Dá uma olhada na suas relações virtuais e reais. Selecione pessoas que são almas bondosas, que sempre te tragam boas palavras e te acrescentem algo positivo. Dá um xau discreto para as amizades vampirescas – gente que não traz nada e só te suga.

5- Agora sim. Você esta pronto para amar  o próximo.  Nada de auto mutilações, altruismo exagerado. Se doe mas tenha claro que você só pode ir com aquela pessoa até a página 10 e não até o fim do livro da  vida dela. Isso se chama PRUDÊNCIA.

Leve-se a sério.

Por último se programe, se leve a sério. Faça uma agenda  e se dê um prazo para alcançar suas metas. SE Ame.

Na próxima postagem vamos falar sobre a segunda chave: Você é o que você come.

Vamos ficando por aqui.

Gostou? Comente ou compartilhe nas redes sociais. Quem sabe você poderá ajudar alguém a se informar e a se amar mais?

Para nós da AmazôniaNutri quem se ama se cuida e quem se cuida se informa.

Até a próxima.

Fontes:
http://pensamentodemundo.blogspot.com.br/2010/10/o-amor-segundo-filosofia.html
Estudos Formação Holística de Base da Unipaz – Sul.
Facebook Comments

2 thoughts on “ Amor próprio como caminho à reconstrução da saúde

  1. Muito bom e bem escrito o texto. Não existe outro caminho se não o do amor. Esse é um sentimento que não se faz poupança, quanto mais damos, mais ganhamos. É indispensável uma cota diária de você para você mesmo, pois só se amando é podemos exercitar o amor no outro.
    Parabéns pelo trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *