Tipos de alimentos que consumimos mas não conhecemos.

Tipos de alimentos podem ser diferentes. Desde a forma ao sabor. Mas quando se trata de identificarmos a tabela nutricional e os variados tipos de alimentos que ingerimos a coisa fica complicada.

Pesquisas realizadas pela  ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, apontam que entre dez consumidores, sete analisam as embalagens e sua tabela nutricional, porém apenas três compreendem as informações nela fornecida.

Recentemente nos Estados Unidos foi lançada uma campanha de educação pública com o objetivo de destacar os benefícios dos alimentos rotulados como orgânicos e suas características distintas dos alimentos designados como naturais. O resultado foi bem parecido com o da Anvisa.

Baseando-se nesses dados, podemos chegar a conclusão que grande parte da população não compreende o tipo de alimento que esta consumindo e facilmente  confundirá  informações importantes.

A principal função da AmazôniaNutri dentro desse universo  é promover o esclarecimento sobre tudo o que estiver relacionado a Alimentação, suas características, funcionalidades e propriedades com o único objetivo de contribuir para a reeducação alimentar das pessoas.

Nessa perspectiva, pesquisamos e encontramos as 14 tipos de alimentos com suas principais diferenças para que possamos identificar melhor o que consumimos. 

Tipos de alimentos NATURAIS

São todos os produtos que provém da natureza, o que não quer dizer que seja benéfico nem livre de agrotóxicos. Esses tipos de produtos podem não apresentar uma redução significante no índice de gorduras e calorias, mas são muito mais saudáveis do que os produtos processados e com conservantes

Tipos de alimentos  ORGÂNICOS

São produzidos com as matérias primas da natureza que foram cultivadas sem a ação de agrotóxicos.Os maiores benefícios desse tipo de produto são a ausência de insumos químicos que podem prejudicar a saúde, o sabor e a textura são muito mais expressivos que os alimentos cultivados com agrotóxicos e não prejudicam o meio ambiente durante o processo de produção.

Tipos de alimentos  INTEGRAIS

São, basicamente, grãos e cereais – como arroz, trigo, aveia e centeio (e seus derivados farelo, farinha e pão) – que não passaram por nenhum processo de refinação. Por isso, eles conservam todos seus componentes originais, incluindo cascas e películas protetoras.

Tipos de alimentos LIGHT

São Para aquelas pessoas que  necessitam reduzir açúcar, sal ou gordura.São alimentos  que apresentam apenas menos gordura em sua composição. Porém, segundo o Regulamento do Ministério de Saúde, os alimentos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos. No caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml. Ou, para que um  alimento seja considerado light, a redução deve ser de no mínimo 25% no teor de determinado nutriente ou teor calórico em relação ao similar convencional.

Tipo de alimento  DIET

Possui isenção de açúcar, sal, proteína e/ou gorduras. São indicados para as pessoas em dieta. Para portadores de doenças metabólicas, como diabetes ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos) ou o sal (hipertensos).

Tipo de alimento ZERO

De modo geral, é semelhante ao dos alimentos light. Somente quando o alimento é zero por isenção de açúcares ele pode ser consumido por portadores de diabetes.

Exemplo:
A Coca-Cola Zero causou muita confusão quando chegou ao Mercado. Sua formulação é quase idêntica à da light, e ela também não possui açúcar. Em compensação é rica em sódio.

Em resumo, a escolha mais adequada para cada dieta é a utilização consciente desses tipos de produtos de acordo com as restrições alimentares de cada pessoa.

Tipos de Alimentos VEGANOS

O vegano se  alimenta apenas com produtos  de origem vegetal – cereais, frutas, legumes e verduras  e cogumelos.

Uma pessoa que se diz vegana  não come frango, peixe, leite, ovos, gelatina, cochonilha, não usa roupas feitas com couro, peles, lã, seda.

Um vegano boicota  empresas que façam testes com animais, não vai a circos, zoológico, touradas, rodeios ou qualquer forma de entretenimento que utilize animais. Um vegano não compra animais de estimação, afinal, amigos não se compram.

Tipo de alimentação VEGETARIANA

Um vegetariano ee alimenta  com vegetais, cerais, frutas , verduras  e leguminosas. Comem produtos lacteos e comem alguns alimentos de origem animal tais como ovos, leite, galinha.Usam roupas de couro, bolsas, cintos, chapéus.

Tipos de alimentos PROBIÓTICOS

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os alimentos probióticos são micro-organismos vivos que, quando ingeridos em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde. Em oposição aos alimentos industrializados que mataram as propriedades vivas causando proble mas de absorção no organismo, não tem conservantes.

Os probióticos são produtos farmacêuticos ou alimentares (podem ser encontrados em iogurtes e leites fermentados) que contêm um ou mais micro-organismos vivos, como os lactobacilos e as bifidobactérias.

Tipo de alimentação MACROBIÓTICA

A alimentação macrobiótica enfatiza a importância do consumo de cereais integrais, legumes e leguminosas .

A macrobiótica valoriza o poder energético dos alimentos, buscando um equilíbrio entre as propriedades yin e yang, as quais são duas forças complementares.

Nesse sentido, a macrobiótica enfatiza evitar alimentos que são classificados como yin (por exemplo, bebidas alcoólicas) ou yang (carne).

Tipos de alimentos  SEM GLÚTEN

São os alimentos que não podem ter  proteina do gluten. Sâo destinados aos  portadores de Intolerância ao glúten que desenvolveram a  doença celíaca. São alimentos tais como a farinha de trigo, cevada, centeio e aveia que devem ter o selo SEM GLÚTEN na embalagem..

Tipos de  alimentos  SEM LACTOSE

São alimentos produzidos para as pessoas que desenvolveram  a intolerância a lactose. O principal produto é leite e seus derivados que devem ser substituídos por leite de arroz, leite de amêndoas, ihname, clique aqui .

Tipos de alimentos TRANSGÊNICOS

São alimentos que foram geneticamente modificados em laboratorios, tiveram  sua semente danificada e modificada para que a produção fosse  maior, e os frutos mais resistentes ao ataque de pragas.

Hoje convivemos com alimentos transgênicos e praticamente temos que sobreviver apesar deles.

Existe um simbolo T (que significa Transgênico)  que é obrigatório sua divulgação na embalagem. Para saber mais clique aqui.

Tipo de alimentação PANC

Uma das mais modernas descobertas sobre a Alimentação vem sendo divulgada e pesquisada – são Plantas Alimentícias Não Convencionais ou PANC.

No Brasil existem cerca de 10 mil plantas nativas com potencial para uso alimentício que são desconhecidas e completamente ignoradas.

Em 2014 foi o livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil, dos autores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi.

O livro reune 351 espécies de PANC (nativas e exóticas, espontâneas e cultivadas), fotos para identificação, dados botânicos, uso geral e culinário e receitas!

Tipo de alimentação  HIDROPÔNICA

São vegetais e ou verduras produzidos sem o uso do solo.

São cultivadas  em tubos plásticos perfurados e recipientes com subtrato e  nutridos com adubos químicos de fácil solubilidade na água.

O aspecto é saudável e facilmente confudível com produtos orgânicos.

Por inexistência do solo, excessos de nutrientes ou impurezas podem se infiltrar no hidropônico e com isso desequelibrar o metabolismo do vegetal e gerar insuficiencias renais e hepáticas nas pessoas.

Vamos ficando por aqui.

Esperamos ter ajudado a compreender melhor sobre os tipos de alimentos que estamos consumindo.

Para nós da AmazoniaNutri quem se ama se cuida quem se cuida se informa.

Até a próxima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *